Soluços

P: o que são soluços?
R: Soluços são contrações do músculo diafragma. Músculo este que separa a parte inferior da superior do tronco. Essa contração causa uma entrada busca de ar dentro dos pulmões, causando aquele barulho característico do soluço. Os soluços incomodam mais aos pais do que aos bebês. Os bebês não sofrem com os soluços como os adultos. Podem ficar vários minutos soluçando quietinhos sem mostrar desconforto, enquanto os adultos tentam fazê-los passar.

P: Quais são as causas do soluço?
R: Sendo o soluço uma contração do músculo diafragma, qualquer evento irritativo desse músculo pode provocá-lo. As causas mais comuns são:
• Soluço causado pelo frio - em geral se relaciona com correntes de ar no ambiente ou falta de roupas. Mesmo em dias quentes, quando dá vontade de deixar o bebê só de fraldinha, devemos mantê-lo com uma camisa sem mangas, que cubra a barriguinha e as costas. Os pés também devem ser protegidos. Fraldas molhadas e camisa muito “babada” também podem provocar soluços pelo frio. Esse tipo de soluço passa com roupas adequadas evitando-se as correntes de ar.
• Soluço de estômago cheio - ocorre depois de mamar além da conta. Nesse caso basta deixar no bebê conforto, ou recostado em travesseiros, de maneira a permanecer semi-sentado. Caso queira esperar o soluço com o bebê no colo, cuide para não apertar a barriga da criança e não “sacuda” o nenê enquanto tiver com soluços.
• Soluço por estômago vazio - fome também pode dar soluço. Esse tipo de soluço é mais fácil de resolver, basta dar de mamar.
• Soluço causado por refluxo-gastro-esofágico – esse tipo de soluço é causado quando a criança tem a doença do refluxo e necessita de medicamentos específicos para melhorar o esvaziamento gástrico e conseqüentemente a melhora do refluxo e dos soluços.
• Existem soluços motivados pela ação reflexa do sistema nervoso central que acontecem por imaturidade do sistema nervos autônomo. Esse tipo de soluço não se encaixa em nenhum dos itens anteriores e pode passar com um susto (barulho forte e súbito) que provoque uma reação do sistema nervoso simpático/parassimpático.

P: quais são as maneiras de acabar com os soluços?
R: Verificar se o bebê está com fome.
Dar 10 a 20 ml de líquido logo que começar a soluçar, se não tiver de estômago cheio.
Deixá-lo alguns minutos no bebe conforto após as mamadas.
Verificar se está com frio e aquecer se necessário.
Não sacudir a criança quando está com soluço.
Dar pequenos goles de água gelada, só até o soluço passar. Lembre-se que este último item só vale para as crianças maiores.

Colaboração: Dr. Paulo Fontella Filho
fontellafilho@hotmail.com

5 comentários:

estrada04 disse...

SUA ESPLICAÇAO FOI SUPER SATISFATORIA E BEM CLARA,PUDE TIRAR MINHA DUVIDA.PARABÉNS...

Unknown disse...

gostei muito de saber as causas do soluço entendir bastante ,.le outros mais não estava tão bem esplicado .

Unknown disse...

gostária de saber no caso , de criança de 7 anos que apresentou o seguinte situação : em um dia apresentou soluço em varias momentos do dia , na manhã umas duas horas e passou , as três horas da tarde até umas seis horas e a noite umas oito , após um pequeno lanche , e adormeceu as nove horas e quarenta , quando parou o soluço .
att : André Ricardo

Anônimo disse...

minha filha tambem tem ataques de soluço! pode ser problema no estomago? cristina@holomatica.com.br

Anônimo disse...

Maravilhosa e muito esclarecedora.obg e que Deus continue o abençoando