O que Fazer quando a Criança Ingere Produtos Tóxicos


As crianças estão habituadas a ver os adultos mexerem em todo o tipo de materiais, medicamentos e produtos, sem que os mesmos lhes provoquem quaisquer problemas.
Por esse motivo, as crianças têm tendência a experimentar estes produtos, podendo ingerir inconscientemente. As crianças com idades compreendidas entre 1 e 3 anos são as mais vulneráveis e que com mais freqüência protagonizam esta situação. Porém, não devemos esquecer daqueles com idade superior a 4 anos, que são deixados “sozinhos” vendo televisão. Nestes momentos os acidentes podem acontecer, como por exemplo, um copo com detergente e água deixado na pia. A criança pode pegar aquele copo pensando que está limpo e ingerir o detergente.
Os pais devem manter os produtos de limpeza, medicamentos, cosméticos, fora do alcance dos filhos em prateleiras altas e de preferência, fechados à chave.
Caso detecte que o seu filho ingeriu um produto tóxico, não vá logo tomando a atitude de provocar vômito ou dar leite, vinagre ou suco de limão, porque existem situações em que estas medidas são totalmente contra indicadas. O melhor a fazer em situações de emergência é ligar para o número de emergência que consta na embalagem do produto ou para o Centro de Informações Toxicológicas (C.I.T.) no 0800780200 que funciona 24 horas (esse número é do CIT de Porto Alegre RS. Descubra qual o número da sua cidade e guarde em local bem visivel). Conte a quem lhe atender como aconteceu o acidente da ingestão do produto tóxico, a marca do produto ou a fórmula. O ideal é estar com a embalagem na mão, no caso de qualquer dúvida. Através do telefone, na mesma hora ou minutos depois, um profissional de saúde informa que atitude se deve tomar. Mantenha a calma e aja exatamente conforme as recomendações que recebeu.
Em caso de acidente:
1- ligue para o número de emergência que consta na embalagem do produto.
2- Se ingerir produtos de limpeza ( detergentes, sabôes em pó, água sanitária, etc...) ofereça-lhe gelatina de qualquer sabor diluída em água – NÃO PROVOQUE O VÔMITO !!!!
3- Se os olhos forem atingidos por qualquer produto, lave-os abundantemente em água corrente por 15 minutos.
4- Se a pele for atingida por qualquer produto, lave a área exposta em água fria corrente por 15 minutos.

EM QUALQUER SITUAÇÃO, PROCURE UM SERVIÇO MÉDICO DE EMERGÊNCIA.

Um comentário:

Fernando disse...

Liguei neste tel de madrugada e fui prontamente atendido e orientado.
Obrigado pois era meu filho de 1ano que comeu sabão.