Criança que Chupa o Dedo

Ainda na barriga da mamãe, desde a oitava semana de gestação, o feto começa a chupar o dedo. Logo ao nascer, percebemos que a sucção é uma reação instintiva. Mais cedo ou mais tarde, a maioria dos bebês leva o dedinho à boca, constantemente. Até que o hábito é – naturalmente – interrompido.

Um tempo para esperar

Até os dois anos, não se preocupe quando seu filho chupa o dedo. Já entre três e cinco, o ideal é observar se não há algum problema emocional envolvido: chegada de um irmãozinho, separação dos pais, etc. Ele pode estar sinalizando que precisa de você de uma forma especial, de mais atenção e muito carinho.Depois de cinco anos, se o hábito persistir, é preciso buscar ajuda profissional. Mas a criança deve participar e apoiar a idéia. Caso contrário, se sentirá castigada, o que não ajuda em nada o processo. Mais tarde, na fase de mudança dos dentes, o odontopediatra e o fonoaudiólogo precisam fazer uma avaliação.

Hora de visitar o dentista

Seu filho fez cinco anos e continua chupando os dedos? Nesta idade, há riscos de alterações nos maxilares e nos dentes. Quando está chupando o dedo, a criança faz um grande esforço com os dentes, a garganta, a língua, os músculos orofaciais e outras estruturas.
E se ela pressionar a raiz do dente – o que é bastante comum – e continuar chupando o dedinho por muito tempo, este hábito pode levar à má oclusão, inibição do crescimento ósseo do arco superior e má formação da arcada superior e do osso maxilar, deixando os dentinhos “para fora”.
Não arrisque, mamãe. Procure o dentista, pois pode ser que haja necessidade de se colocar um aparelho para corrigir e alinhar os dentes.

Amamente seu filho. Bebês que mamam no peito tendem a parar de chupar o dedo mais cedo.

Quando e por que acontece?

1. De modo geral, quando a criança está carente de atenção. É um sinal que ela precisa de um carinho, um beijo, um abraço apertado.
2. Seu filho está cansado, agitado, nervoso: o dedinho na boca funciona como um consolo.
3. A chegada de um irmãozinho pode fazer a família se esquecer do mais velho, que se sentirá frustrado.
4. Crianças muito sozinhas, sem um amiguinho para brincar, geralmente são deixadas em frente à televisão. Distraídas e entediadas, acabam criando o hábito de botar o dedo na boca.

O que pode ajudar

1. Convidar seu filho para participar de atividades divertidas, como cantar e dançar.
2. Determinar um horário para assistir televisão e, na medida do possível, fazer companhia a ele. 3. Levá-lo para passear e brincar ao ar-livre.
4. Ser amoroso e paciente, respondendo a todas as suas perguntas.
5. Não repreender, não ameaçar, não ridicularizar e não castigar quando o vir com o dedo na boca.
6. Não enfaixar ou colocar esparadrapo no dedo. Não funciona.

Atenção!

A criança muito sensível ou tímida, que parou de chupar o dedo, pode voltar ao hábito em situações estressantes, como entrar para uma nova escola, mudar de casa ou depois do nascimento de um irmão. Normalmente, não passa de uma fase e desaparece com o tempo.

34 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas, meu filho tem cinco anos e está passando por uma fase em que tem colocado o dedo na boca, na escola. Inclusive, encaminhei as dicas para a professora dele, que por sinal foi quem sinalizou pra mim o problema.
Obrigada pela contribuição!

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Paulo! Meu filho tem 3aninhos e tem mas ou menos uns 30dias tirei o bico dele. Tirei por pressão da dentista , da escola e de alguns familiares, mesmo achando que não era a hora,que ele não estava preparado...Agora ele começou a chupar o dedo e `virou neném de novo`.Fica engatinhando pela casa ,pedindo colo e fazendo manha.Estou preocupada, não sei o que fazer.Jà pensei até em dar o bico a ele novamente.

Anônimo disse...

Olá, DR. Paulo! Me ajuda por favor..rsrs
Minha filha tem 2 anos e 7 meses e desde os 10 meses + ou - ela deixou a chupeta pelo dedo, já fiz de tudo q o Senhor possa imaginar´p ver se ela deixa e nada, e o pior q ela já está dentuça e na parte inferior o dentinho do meio está ficando p dentro,me dê uma solução por favor...Aguardo atenciosa.

LEINA disse...

Olá, DR. Paulo! Me ajuda por favor..rsrs
Minha filha tem 2 anos e 7 meses e desde os 10 meses + ou - ela deixou a chupeta pelo dedo, já fiz de tudo q o Senhor possa imaginar´p ver se ela deixa e nada, e o pior q ela já está dentuça e na parte inferior o dentinho do meio está ficando p dentro,me dê uma solução por favor...Aguardo atenciosa.
LEINA CRISTINA

Cláudio disse...

Não concordo com termos usados como ansiedade, carência, falta de afeto o que ocorre com minha minha filha é exatamente ao contrário excesso principalmente de afeto, gostaria de um retorno menos psicológico e sim mais objetivo. Minha filha tem 04 anos e busco uma solução para sanar este péssimo hábito de chupar dedo. Obrigado!

Sparta disse...

Desculpe, Doutor... mas eu também discordo do senhor. Não creio que este hábito esteja ligado à carência... Nenhuma criança começa a chupar o dedo porque fica vendo televisão sozinha. Este hábito vem do útero. Meu filho chupava o dedo dentro da barriga. Na maternidade chupava o dedo quando conseguia.Com 2 meses aprendeu a colocar o dedo na boca sozinho e eu não consegui mais tirar. Quanto a enfaixar, se a mãe souber convencer o filho do motivo pelo qual está enfaixado, funciona sim.

Anônimo disse...

olá DR Paulo o meu filho tem 3 anos e em vez de dedo ele chupa a propria língua a noite inteira gostaria muito que o senhor comentasse sobre o assunto se possivél é claro.Obrigado.

Unknown disse...

Dr. Paulo minha filha tem 1ano e 5 meses e nunca mamou chupeta e agora de uns dez dias pra ca esta chupando o dedinho me ajude nao sei o que fazer, e uma criança muito inteligente e recebe muita atençao. Aguardo atenciosamente...

Anônimo disse...

Ola Dr.

Meu filho parou de chupar bico tem um ano, agora ele começou a chupar o dedo. Não tem irmão mais novo e la em casa tem toda atenção. Quando a gente vai falar com ele, ele fala assim: Ah mamãe e muito gostozo. O que eu posso fazer?

Fabrícia

Anônimo disse...

Olá Dr. Paulo, meu filhinho tem um ano e chupa o dedo para dormir ou quando está com sono. O problema é que ele tem dente e já fez um corte no dedo que não sara pq toda hora molha com saliva. O que eu faço?Estou com medo de infeccionar.

Anônimo disse...

Bom Dia!
MInha filha chupa de do desde os 5 meses ,tem 2a e 4m.os dentes já estão começando a deformar.O q. fazer?

Carla disse...

Bom dia Dr.
Meu filho tem 2 anos e 7 meses, largou o peito e começou a chupar o dedo, havia notado um calo no dedo e de uns dias pra ca notei uma bolha de pus no dedinho q ele sempre chupa. To preocupada, o que pode ser isso? agora ele chupa o dedo da outra mao. No primeiro dia sem chupar o dedo teve dificuldades ate pra dormir. O que faço? Se possivel me envie uma resposta pelo e-mail: carlllynha@gmail.com agradeço!

Anônimo disse...

Boa tarde! Estou quase entrando em desespero minha filha tem 5 anos desde sempre chupa o dedo e está com um sério problema "MAU HÁLITO" não tem quem aguente,e agora que está de férias piorou é direto com o dedo na boca.Faço o que? passo o que? Naõ sei o que fazer.

Luciene disse...

Ola,

Meu filho tem 1 ano e 5 meses e chupa lingua desdo dos 8 e cada dia esta piorando, me preocupo com a dentição e os labios ficarem feios.
O que deve fazer com que ele pare.
Aguardo, obrigada.
Luciene

KRIZ disse...

Bom dia Dr. Paulo!! Minha filha tres 3 anos, já chupava dedo na minha barriga. Já tentei várias coisas que me ensinaram e nada, evito ridicularizá-la perante à pessoas. mas tem momentos que fico nervosa, o polegar fede, lavo as mãos dela a todo instante.Já coloquei esparadrapo, fita adesiva,azeiva e nada. Meu marido coloca a culpa em mim. O que faço ?

Anônimo disse...

Dr. o senhor falou sobre o hábito na infância,compreendido. E adultos que passaram a infância com este hábito e mesmo na fase adulta não o conseguem deixar?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Anônimo.
Um adulto que continua a chupar o dedo, tem que procurar um psicólogo para ser ajudado, pois, o adulto sabe o que é certo ou errado.
Se mantém um hábito infantil como chupar o dedo, e, não consegue largar, deve ter alguma barreira inconsciente que o mantém fazendo isso. Procure um psicólogo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola Dr Paulo adorei a dica pois tenho um bbe com 3 meses q começou a chupar o dedo meus pais diziam pra eu não deixar ela chupar o dedo mas o dr sabe como é essas mães de primeira viagem a sua dica me tranquilizou muito obrigado..

simone disse...

Boa Tarde,
Olha, tenho lido muito a respeito deste problema, pois estou desesperada, meu filho já tem sete anos e continua chupándo o dedo, em períodos como férias essa situação iora muito, sinto ele uma criança muito imatura e rebelde não sei mais o que posso fazer para ajuda-lo, já tentei uma fono mais não tive resultado, me ajude
Obrigada
Simone

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Simone.
Não existe uma única fórmula para tirar o hábito da criança de chupar o dedo. Cada criança tem que ser avaliada individualmente.
Oriento a procurar um psicólogo infantil, não para fazer análise da criança, mas te dar ferramentas para lidar com essa situação. Conhecendo a criança a psicóloga pode te dizer o que é melhor fazer se repreender, elogiar a criança, dar recompensa, etc.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola, bom dia. Meu filho tem nove dias de vida e desde que nasceu ele so fica chupando a linguinha e não abre a boca de jeito nenhum pra mamar, não sei mais o que fazer estou muito preocupada com meu anjinho, a glicose dele esta diminuindo e ele tambem esta emagrecendo por conta disso, por favor me ajude.
Obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo.

Nos primeiros dias de vida a criança está aprendendo a mamar. A sucção do bebê é instintiva, porém, vários fatores influenciam em uma boa pega no seio materno como o tipo de mamilo, posição da criança, etc.
A orientação é procurar o pediatra do bebê ou procurar um banco de leite humano para receber orientações e técnicas adequadas para amamentação.
Um abraço.

Fátima Morais disse...

Bom dia Dr. Paulo!

Meu filho tem 2 anos e chupa o dedo desde os dois meses, para dormir, quando estar com sono, nervoso, com vergonha, assistindo tv e quando está ancioso. Já tentei fazer com que ele deixasse e nada. Algumas vezes fiquei acordada conversando e pedindo para ele não pôr o dedinho na boca até 2 h da manhã e mesmo assim não consegui e agora com a chegada do irmãozinho hoje com 4 meses continua, nem aumentou nem diminuiu, agora mesmo por exemplo está assistindo tv e está direto com o dedo na boca e falo com ele educadamente, digo que o amo muito, peço abraço, ou seja estou sempre dando atenção e nada serve ele não esquece o dedo, sinceramente não sei mais o que fazer, por isso, gostaria de saber quando começa as alterações na arcada dentária? se é desde que chupa ou se é só quando começa a troca dos dentinhos? A pediatra dele fala que não há nada a fazer e que depois corrige com aparelho ortodôntico, mais isso não é resposta para as minhas perguntas e dúvidas, queria saber detalhes se possível.

Desde já agradeço, pelo espaço e atenção.

Fátima Morais.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Fátima!

O assunto em questão é muito complexo para ser colocado em um pequeno post.
Certamente não vou conseguir te tranquilizar totalmente. A situação envolve a mudança de hábitos tanto da criança como dos pais (principalmente a mãe).
Se o teu pediatra não está conseguindo preencher suas expectativas terás que procurar outro para te ajudar. É difícil tratar deste assunto em apenas uma consulta ou conversa.
Mas notei no teu post que sempre que estás diante do filho chupando o dedo você sempre da carinho para ele. A criança sempre busca isso da mãe. De repente ele pode estar, inconscientemente, interpretando teu carinho como uma recompensa.
Devemos sempre dar carinho e amor para criança, mas também devemos mostrar para ela quando estamos contrariados. O assunto é muito complexo como dá para ver. Não tenho como ajuda-la pela internet.
Terás que procurar ajuda de um profissional presencial, que possas conversar pessoalmente.
Quanto a deformidade da arcada dentária chupar o dedo é como chupar bico, na medida que os dentes crescem eles vão se acomodando para que o dedo possa ser chupado.
Espero ter ajudado.
Um abraço

Celi disse...

Olá Dr., chupei dedo e agora minha filha de 5 meses também chupa, não tem nada de dedo que não saiba, exceto como fazer parar de chupá-lo. Só tenho certeza de três coisas, forçar a retirada não funciona com agressão, faz colocar novamente por desafio, segundo, é muito gostoso, dai ser muito dificil, é como uma forma de satisfação, um vício, terceiro, não foi feito comigo, que seria a conversa e a exposição do problema, acredito que teria evitado que eu chupasse o dedo até os 14 anos de idade, que parei em um belo dia quando decidi que nao chuparia mais, pois passei a noite toda chupando o dedo até ficar mucho, enjoei! A conversa, a atenção, amor, o sistema de compensação

Anônimo disse...

chupo a minha proprio lingua como parar?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Não sei sua idade, mas provavelmente já tens idade suficiente para entender que chupar a língua é um hábito. Terás que te auto-policiar, e, quem sabe solicitar para pessoas de tua confiança te chamarem a atenção quando isso estiver acontecendo.
Se você chupa a língua em momentos de stress, pensar em procurar ajuda médica para fazer uma avaliação e saber se não é necessário um tratamento medicamentoso coadjuvante.
Um abraço.

Naty disse...

Bom carencia deve ser é a unica explicação!! Tenho um primo de 5 anos que adotou um travisseiro sujo pra ficar abraçado e chupa o dedo na maioria das vezes em que esta com este travisseiro. Mas quando esta na minha casa e posa por 2 dias ele não poe o dedo na boca e nem lembra do travisseiro. E eu falo quando vc vai jogar o travisseiro fora.. e ele diz q nao consegue fazer isso... a mae dele nao o insentiva a largar o dedo pq tem medo que ele chore! Na minha casa eu brinco com eles de fada do dente... entao eles aki estao sempre cuidando do dentinho

CLARICE L G LIMA disse...

Boa Noite,

Minha filha chupou chupeta até 1 ano e meio. Na semana que fez dois anos começou a chupar dedo. Estamos preocupados e com dúvidas sobre o que fazer. Voltar com a chupeta seria uma boa solução? Percebemos que quando ela está brincando ou na creche não chupa o dedo. Poderia nos dar uma orientação, por favor?!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Clarice!

Não acho prudente voltar a usar a chupeta. Tu sabes que o uso da chupeta nesta idade acada DESALINHANDO toda a arcada dentária da criança.
O uso de chupeta ou de chupar o dedo é apenas um hábito, e hábitos as vezes são difíceis de tirar, mas não impossíveis.
Como bem descrevestes quando ela está focada em alguma coisa ela não chupa o dedo. E essa é a melhor alternativa para tirar esse hábito, ou seja, quando ela estiver chupando o dedo mude a atenção dela para alguma brincadeira.
Essa é uma situação cansativa mas que não tem outra solução.

Anônimo disse...

Bom,eu chupava chupeta ate que tirarão ela forçadamente de mim de ai então comecei a chupar o dedo polegar,hoje tenho 16 anos ainda continuando chupando.uso um aparelho para tentar corrigir tanto minha fala como o habito de chupar o dedo mas nem sempre consigo me controlar e chupo,bom ja fizeram mil maneiras para mim para de chupar mas quero consiguir parar de chupar o dedo se o Dr poder me ajudar de alguma forma agradeço .

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Chupar o dedo na tua idade é um hábito.
Hábitos são dificies de serem trocados ou eliminados, mas não impossíveis. Tu colocou no teu post:..." ja fizeram mil maneiras para mim para de chupar mas quero consiguir parar de chupar o dedo"....
Outros já fizeram por ti, e tu já fez por você mesmo?
Mudanças de hábitos necessitam de muita força de vontade. Se você não a tem, não tem jeito. Pense nisso...
Nesse pequeno espaço é o que posso fazer para te ajudar, instigar tua força de vontade interna para que possas parar de chupar o dedo. Fora isso, se não conseguires ter essa força interna, procure ajuda de um profissional psicologo que ele te ajuda.
Um abraço.

Anônimo disse...

Oi Dr então eu tenho 16 anos e chupo o dedo polegar direito desde meus 8 anos de idade e fico um calo bem feio tipo um caroço de pele no dedo como faço para tira ?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anonimo!

Primeiro tenho que salientar que mudanças de hábito depende muito da força de vontade das pessoas.
Como tens 16 anos, largar o hábito de chupar o dedo depende muito de tua força de vontade, e,para isso tens que te policiar. Podes colocar uma bandagem para dormir se necessário. Durante o dia, depende somente de ti para não chupar o dedo. É só querer.
Se mesmo assim não conseguires, exitem medicamentos tópicos que podem ser colocados no dedo para que não chupes, ao até mesmo medicamentos contra ansiedade, mas que somente é prescrito por um médico, em seu consultório, e não pela internet.
Eu acho melhor que remédio, é tu saíres da tua zona de conforto, e enfrentares o problema de frente, ou seja, se policiar e não chupar o dedo.
Tu já tens idade para votar e mudar o Brasil para melhor (do jeito que está não dá). Então comesse por ti e mudes teus hábitos.
Um abraço e felicidades.