Gêmeos

A gravidez múltipla é mais cansativa e exige mais do organismo da mulher. A pressão sobre os músculos, ossos e articulações é maior, e você precisará de um descanso extra.Os gêmeos normalmente nascem dois ou três meses antes e são menores do que um único bebê.

Como os Gêmeos São Formados

Os gêmeos se formam de duas maneiras. Na primeira, só um óvulo é produzido e fecundado, mas divide-se em duas culturas de células completas. É o caso de gêmeos idênticos. Na segunda, dois ou mais óvulos maduros são produzidos ao mesmo tempo por um ou pelos dois ovários.
Nesse caso, o esperma pode fundir-se com mais de um óvulo. É o caso de gêmeos fraternos, cuja semelhança entre si não é tão acentuada.

Gêmeos Idênticos

Os gêmeos idênticos são monozigóticos ou univitelinos. São mais raros do que os gêmeos fraternos. Apenas um terço de todos os gêmeos são idênticos, metade meninas e outra metade de meninos. A maioria fica em bolsas amnióticas separadas. Há casos em que os gêmeos idênticos se formam após a membrana ter de desenvolvido, por volta do 14o dia, e ficam dentro da mesma bolsa. Quase sempre dividem a mesma placenta. Os gêmeos idênticos se assemelhem muito entre si, são sempre do mesmo sexo e parecem reflexos um do outro. Veja a imagem abaixo:


Gêmeos Fraternos

Os gêmeos fraternos são dizigóticos ou bivitelinos. Metade de todos os gêmeos fraternos são pares formados por menino e menina. Um quarto é composto de dois meninos e outro quarto de duas meninas. Ficam em duas bolsas amnióticas e duas placentas separadas, mas há casos em que se alojam tão próximo um do outro que as placentas se fundem como se fossem uma só. A maioria dos gêmeos fraternos desenvolvem-se de óvulos fecundados na mesma ocasião, mas às vêzes o segundo óvulo é fecundado após dois dias. Mesmo assim, os dois bebês nascem com um intervalo de alguns minutos. Veja a imagem abaixo:

Nenhum comentário: