Hérnias

Hérnia é a saída de um órgão ou parte dele da cavidade em que normalmente se encontra.

HÉRNIA UMBILICAL.

Apresenta-se como pequena saliencia mole no nível  do umbigo. Seu volume aumenta quando a criança chora ou faz força para defecar. Essa hérnia umbilical sem gravidade é produzida quando uma parte do intestino empurra a parede do abdome. O médico notará que essa hérnia afunda quando comprimida com o dedo; não prescreve nehum tratramento.

Em geral, essa hérnia desaparece espontaneamente quando os musculos do abdome adquirem maior tonicidade, com muita frequencia antes dos quatos anos de idades.

Se porém, contirnuar visível após os quatros anos, poderá ser resolvida por intervenção cirurgica.

OBS: não coloque umbigueiras, moedas, ou qualquer coisa que comprima a barriga para a criança. Isso além de não ajudar, prejudica a respiração do bebe.

HÉRNIA INGUINAL

Trata-se de saliencia na parte inferior do abdome, a direita ou a esquerda dos órgãos genitais, ou no nível do escroto do menino. significa que parte do intestino está sendo projetado para o canal inguinal (que permetiu a descida dos testiculos para o escroto). Se não tratada essa hérnia poderá estrangular, ou seja, não será mais possível faze-la entrar sob pressão. Fica dura e volumosa. Esse estrangulamento provoca dor ou mesmo oclusão intestinal (obstrução do transito intestinal e vomitos). Nesse caso a operação deve ser feita rapidamente.

Na menina, esse defeito da parede do abdome pode ser a origem de uma hérnia de ovário. Essa hérnia tem forma de azeitona e é palpavel no nivel de dos lados  lávios maiores da vagina. É necessário uma intervenção cirurgica o mais rapidamene possível, pois a hérnia poderá causar distúrbios de circulção capazes de pertubar a vitalidade do ovário.

Resumindo, qualquer volume que perceber proximo a região inguinal da menina ou menino, procure seu pediatra que ele irá investigar e lhe orientar o mais rápido possivel qual o melhor procedimento a adotar.

23 comentários:

Elisa disse...

minha filha tem cinco anos acabou de passar por duas cirugias de hérnia inguinal,graças a Deus está recuperando bem .

Sem contar fez exatamente 1ano que ela fez uma cirugia de hérnia umbilical.

naiana lopes disse...

ola boa tarde meu nome e naiana tenho 1 filho de 2 anos e 9 meses e a pediatra dele falou q ele tem uma hernia umbilical.mas nao especificou se tem q operar.aparentemente nao e grande mas ele sente muita dir principalmente a noite fica pressionando o umbigo e como ele ja fala diz q doi muito.

naiana lopes disse...

meu filho tem uma hernia umbilical ele tem 2 anos e 9 meses.aparentemente ela nao e grande mas ele sente muita dor vive apertando o umbigo e normalmente a noite nao consegue dormir dizendo q ta doendo e apertando o umbigo.o q eu faco existe algum exame p detectar o tamanho da hernia se e necessario cirurgia..me ajude por favor

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Naiana!

As hérnias umbilicais normalmente NÃO causam dor.
Dependendo do tamanho, desaparece espontaneamente quando os músculos do abdome adquirem maior tonicidade, com muita frequência antes dos quatos anos de idades.
Se porém, continuar visível após os quatros anos, poderá ser resolvida por intervenção cirúrgica.
Se a hérnia é pequena como referistes, provavelmente não precisará de cirurgia.
Se tens dúvidas ainda, procure um cirurgião pediátrico.

"AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO..." disse...

oi eu me chamo Janete,meu filho de 1 ano sempre está com infecções no ouvido,com muita febre quando isso acontece,gostaria de saber o que pode ser,e o que o senhor me recomenda,ois ele toma antibiótico e não dá 2 semanas e ele volta com os mesmos sintomas.agradeço se for atendida.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Janete!

Crianças que tem otites de repetição obrigatoriamente tem que ser examinadas por um otorrino pediátrico.
Lembrar que crianças em creches, ou com mães e pais FUMANTES, ou que mamam deitadas, entre outros fatores, são mais propensas a terem otites.
Converse com seu pediatra e solicite orientações, além do encaminhamento ao otorrino.
Um abraço.

"AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO..." disse...

Muito obrigada pela resposta o senhor me ajudou muito,de verdade,e vou fazer o que o senhor me recomendou.obrigada mesmo pela atenção.

pitanga disse...

meu filho de 4 anos, tem 3 hernias umbilicais, procurei um cirugiao e ele recomendou operar,só foi atentado agora esta doença, porem meu plano de saúde se recusa a fazer a cirurgia alegando que é uma doença pre-existente,e como eu tenho pouco tempo de plano(4 meses) tenho que aguardar completar 2 anos de plano.Que riscos meu milho corre? É correto o plano agir assim já que só foi diagnosticado agora o problema?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Pitanga.

As hérnias umbilicais geralmente não trazem problemas a criança, diferentemente das hérnias inguinais que são perigosas.
Segundo a literatura, as hérnias umbilicais devem ser corrigidas com cirurgia, nos encarceramentos (o que é raro), nos grandes defeitos quando forem maiores que 1,5cm após três anos de idade e nas pequenas hérnias após os cinco anos de idade. (fonte: pediatria diagnóstico e tratamento, José Paulo Ferreira e colaboradores, ano:2005).
Não sei aonde seu filho se encaixa nesta descrição pois não sei a idade dele.
Não posso afirmar se existe risco, quem deve responder isso para você é o médico que acompanha a criança.
Quanto ao fato do plano poder ou não recusar a fazer a cirurgia isso é uma questão que foge da minha alçada.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

minha filha tem 6 meses e sta começando a se alimentar com comida solida,e esta sentindo dores abdominais isso e normal,como devo agir?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

Deverás procurar o pediatra da criança para conversarem sobre os alimentos sólido da mesma. Pois nesta idade é fundamental a introdução de outros alimentos além do leite.
Um abraço.

Rose disse...

Boa tarde Doutor.
Gostaria de esclarecer uma duvida com o senhor se possível.
Meu primeiro filho tem hoje um mês e uma semana, eu e meu esposo notamos que ele tem a orelha esquerda maior que a direita,gostaríamos de saber se com o desenvolvimento dele as orelhas se alinham ou se é provável que ele fique com uma maior que a outra.
Agradeço desde já a atenção a mim dispensada.
Obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rose!

A sua pergunta é muito difícil de responder sem ver a criança.
Se a orelha mencionada é menor em decorrência de uma mal formação, não haverá desenvolvimento igual ao da orelha contra lateral.
Na maioria das vezes, não se trata de mal formação e sim assimetria das orelhas em decorrência da cartilagem ser muito flexível ("molinhas") e isso melhora com o crescimento.
O melhor é perguntar para o seu pediatra em uma consulta presencial.
Um abraço.

maria lucia disse...

meu filho feis uma cirugia de hernia inguinal com 4 meses q ja estava emcaserando logo apois teve a coqueluche e apareseu uma hernia umbilical enorme ele tem 6 meses hoje ele corre risco com essa hernia umbilical?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Maria Lucia!

Como colocado no artigo acima, ao contrário das hérnias inguinais, as hérnias umbilicais raramente encarceram. Por isso, o planejamento cirúrgico ocorre apenas após os 4 anos de idade, se houver necessidade.
Portanto a hérnia umbilical não é pergosa quanto a hérnia inguinal.
Um abraço.

Claudia disse...

Boa tarde

Meu filho tem 2 meses e foi diagnósticado a hernia inguinal com 1 mês, mas até agora essa hernia desceu e se tornou também escrotal.Os médicos dizem que precisam fazer cirurgia.Tanto no público como no convênio está demorando, pois ainda não sei se o convênio tem cobertura. A minha dúvida é eele tem muita cólica, muita mesmo chega a soluçar e ficar muito cansado e mole de tanto chorar, eu dou o luftal e faço massagem e compressas. Os médicos disseram se ficar vermelho, muito inchado ou ele chorar muito ir ao pronto socorro, mas como eu vou identificar se o
choro e da cólica ou a hernia?


Agradeço deste já a atenção

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Claudia!

A hérnia inguinal, quando diagnosticada, a indicação é de tratamento cirúrgico imediato, devido ao risco de encarceramento.
Pena que estás nesta situação de aguardo pelo SUS. Tomara que tudo resolva-se a contento.
Quando a criança chora devido ao encarceramento da hérnia, o choro é muito intenso, não alivia com nada. A região da hérnia pode mudar de cor desde o vermelho a roxo.
Se acontecer isso, levar para emergência.
Um abraço.

Anônimo disse...

tem algum tratamento para diminuir rapidamente uma ernia umbilical

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

O único tratamento existente para hérnias é a correção cirúrgica.
Portanto, meu conselho é procurar um cirurgião para avaliação.
Um abraço.

Unknown disse...

ola,minha filha tem hernia umbilical so o inchaço sumiu mais a pediatra disse que ela ainda tem hernia,uma vez eu fui ao ps com ela o medico falou que ela tem que operar mais a pediatra disse que tem que esperar,oque eu fasso doutor ela tem 8 meses.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Prissila!

A hérnia umbilical, ao contrario da hérnia inguinal, não é perigosa, portanto, a maioria dos cirurgiões esperam a criança crescer para verificar a necessidade de cirurgia.
Nas grandes hérnias umbilicais essa avaliação ocorre por volta dos 3 anos, e, as pequenas hérnias umbilicais após os 5 anos.
Um abraço.

Alex disse...

Tenho 33 anos e fiz uma cirurgia de hernia umbilical a 9 dias, e a dor nao passa, nao consigo andar,e so de passar a mao por cima do curativo sinto uma dor de outro mundo,alem tosse, espirro queima demais,essa dor e normal pelo tempo feito?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Alex!

Depois de 9 dias da realização de uma correção cirúrgica de hérnia umbilical, não é comum ter a dor relatada, no máximo se aceita um pequeno desconforto.
Terás que procurar o médico que te operou para orientações.
Pela internet é impossível te ajudar.
Um abraço.